2 de mar. de 2011

XADREZ GROTESCO


brancas jogam - empatam! 
Você sabe o que é XADREZ GROTESCO?  É uma composição  de Xadrez  caracterizada pela maneira bizarra de sua abordagem (ou montagem) e sua solução. A maioria desses problemas as  peças brancas estão reduzidas, às vezes, com um Rei e um peão, contra todo o exército negro, ou também um número elevado de jogadas para dar mate ou outras posições GROTESCAS como o nome  indica.              Tais exercícios  ajudam os jogadores a estimular e desenvolver a imaginação e a capacidade de encontrar recursos escondidos numa posição. Entre os vários autores de Xadrez Grotesco o mais famoso deve ser Tigran Gorgiev. Suas soluções tendem a ser  bem humoradas, ultrajantes e  com várias manobras!!  Ao lado uma composição bastante conhecida a qual, o exército branco está reduzido em Dama e dois Cavalos  e  sacrificam as três peças para empatar!!  1. Cf 4 Dd 3 + (+ 2.Ce2 contrário leva a mate) 2. CXD 3 + CXD 3 3. Dc 3 + bxc 3 4.Ce5 Rc 2 
Brancas jogam e ganham!
5. Cc 4 Rc 1 6. Re 5 e Preto deve estabelecer, por repetição. que apenas as praças c4 e5 e servir para o branco, o cavalo se, por exemplo 4. Note Cd4 e depois 4 ... Cc 2 permite libertar os negros (o que é impossível com o cavalo em e5 porque CXD # 3); e se, por exemplo 5. Cc 6 e depois a Black pode ser liberada com 5 ... Tbc 1 ou 5 ... TdC 1 (impossível com o cavalo porque c4 Ca3 NE3 e #, respectivamente).    
 O Próximo exemplo é INCRÍVEL!  A maneira com que as brancas conseguem ganhar é simplesmente fantástica! Vou postar a solução depois, para dar uma chance a você de encontrá-la ... Mais exemplos para ilustrar o tema:                               


Brancas jogam e ganham!
Pretas jogam - mate em 64 lances!

Nenhum comentário:

Postar um comentário