27 de mar. de 2011

VALORES RELATIVOS...

Todo principiante aprende um valor atribuído à cada peça: 1- Peão, 3 -Cavalo, 3- Bispo, 5 -Torre, 9- Dama e o Rei, absoluto.  A medida que ele desenvolve, descobre que não é bem assim! O valor de cada peça é relativamente variável  às exigências e particularidades de cada posição.  Esse assunto é extenso e profundo, e  tal compreensão é uma das chaves dos segredos do XADREZ!  É interessante a maneira que um motor de Xadrez é programado para  avaliar  uma posição:



Peão: 1 ponto. Quando está isolado (e dobrado) é penalizado portanto, ele sofre um decréscimo: -0,12, Peão de b -0,14  Peão de c  -0,16, Peão de d  -0,20, Peão de e -0,20, Peão de f -0,16, Peão de  g - 0,14, Peão de  h -0,14.


Cavalos: 3,25, centralizado +0,30.
Bispo: 3,25, no final do jogo +0,10, Bispo mau -0,4, Bispo bom +0,18, par Bispos +0,50 (quando seu oponente não tem).
Torre: 5, na coluna aberta: +0,20, na coluna semi-aberta +0,10. Torre+Bispo melhor que Torre+Cavalo.
Dama: 9,75. Dama e Cavalo é melhor que Dama e Bispo.
Rei: no início -24, centralizado no final +0,36
Observe a sequência: 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3. Bc4 Bc5 4. 0-0 Cf6 5.Cg5 0-0 6.Cxf7? Txf7 7.Bxf7+ Rxf7 :    um principiante (de brancas) avaliaria assim:  "Eu troquei um Bispo e Cavalo por uma Torre e peão então foi 6 por 6 seis peões, mas o seu Rei está exposto, então estou melhor". Um experiente jogador com as peças negras avaliaria assim: "o branco me  deu um Bispo e Cavalo por uma Torre e peão, por isso estou à frente meio peão e  também tenho o par de Bispos, tornando um peão inteiro e como estou com 3 tempos a mais  tenho quase outro peão a mais e meu Rei mais seguro"...                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário