28 de jun. de 2010

OS SUPER DOTADOS - INTELIGÊNCIA PRIVILEGIADA


Cerca de 2% da população tem um coeficiente de inteligência (Q.I.)superor a 130.Os Doutores da Universidade de Harvard estabeleceram diferentes classes assim, uns tem uma extraordinária inteligência linguística,outros, musical; mais algumas: espacial, lógico-matemática, intrapessoal (alta auta-estima),interpessoal(liderança) e corporal-cinestésica(dos atletas).Alguns Títulos de Grande Mestre de meninos prodígio no Xadrez:
Bobby Fischer 15 anos, 6 meses, 1 día
Judit Polgar 15 anos, 4 meses, 28 días
Peter Leko 14 anos, 4 meses, 22 días
Etienne Bacrot 14 anos, 2 meses, 0 días
Ruslan Ponomaryov 14 anos, 0 meses, 17 días
Teimour Radjabov 14 anos, 0 meses, 14 días
Bu Xiangzhi 13 anos, 10 meses, 13 días .
Sergey Karjakin 12 anos, 7 meses, 0 días
Sem dúvida, o legendário Bobby fischer continua sendo o caso mais impressionante:com o coeficiência de 184(superior a Einstein)campeão dos EUA aos 14, GMI aos 15, porém suas excentricidades o impediram de ser campeão mundial com menor idade que foi (29),e uma vez conseguido, fez a jogada mais surpreendente de sua vida:recusou ofertas milionárias para continuar jogando e retirou-se do mundo do Xadrez! !
O Xadrez é, junto com a música e a matemática, as atividades que mais produzem meninos prodígio e sua precocidade aumentou desde que os computadores de Xadrez aceleraram a aprendizagem .Portanto, os super-dotados tem um Q.I. superior a 130 , e o resto do mortais, quando muito,chega a 120 ! Algumas mentes brilhantes:Leonardo da Vinci,Newton,Einstein,Picasso,Pitágoras,Hipócrates,Mozart,e tantos mais....